domingo, 22 de junho de 2014


SURF, DIVERSÃO & ARTE

     O documentário “Surf, Diversão & Arte” mostra a história e o processo criativo de personagens que tem o oceano como fonte de inspiração para diferentes formas de expressão artística. O objetivo é revelar, entre pinceladas e sessões de surfe, como a paixão pelo mar direciona a rotina daqueles que transformam a energia das ondas em obras de arte.  

Honolulu, Havaí, mural 01 de 101 do projeto de Hilton Alves. Foto: Bruno Lemos


OS PERSONAGENS

Hilton Alves é um brasileiro que escolheu o Havaí para viver e conquistou seu espaço na Meca do surfe, onde tem uma fundação para crianças, a Surf Art Kids. Dono de painéis como os do mundial de SUP, ele deu inicio à um projeto ambicioso em 2013: assinar 101 murais de surfe pelo mundo. O maior deles é o 1º, feito recentemente em Honolulu: foram 8 dias e 150 galões de tintas para cobrir uma área de quase cinco andares de altura por 200 metros de largura. O segundo mural foi pintado no início de 2014 em um evento no parque paulista do Ibirapuera, com grande repercussão na midia. 

     Escultura feita por Ithaka com restos de pranchas quebradas

Do outro lado está um californiano apaixonado pelo Brasil. Durante boa parte do ano, Ithaka Papayannis se esconde entre a Mata Atlântica e o mar no litoral paulista dando vida nova ao lixo no projeto “Pranchas Reencarnadas”. Além de artista plástico reconhecido internacionalmente, Ithaka é poeta, fotógrafo, surfista de alma e músico - e tem no seu refúgio brasileiro um universo bem particular.